Pra que serve ter uma conta em um banco francês?

Não tenho a menor ideia


Você gosta de falar mal do seu banco, não é mesmo? Imagine que um dia você acordasse e se desse conta que a tecnologia bancária regrediu para meados dos anos 80 90. Assim é a França.

Apesar de ser um país rico e desenvolvido, aparentemente um banco francês não tem a tecnologia que estamos acostumados. Na minha opinião, o sistema bancário trata-se de uma fábrica onde humanos fazer todas as operações manualmente, além de claro ser um mecanismo de controle social. Eis os motivos da minha suspeita:

imagem-banco
1 - Quando você chega na França como estudante ou profissional é obrigado a abrir uma conta bancária.
2 - Faz sentido quando você descobre que a maioria dos pagamentos são feitos por cheque. Sim, cheque. Digamos que você fez um freela de sei lá o que. Trinta dias depois você vai receber pelo correio, sim, dentro de um envelope normal um cheque com seu suado dinheiro, já com impostos descontados.
3 - Você nunca pode sacar um cheque. Não existe. Você deve depositar o cheque na sua conta bancária.
4 - O prazo de compensação é uma loucura. são em geral 3 dias, mas ninguém sabe ao certo. Mas atenção ao horários franceses:

  • Sábado, domingo e segunda não são dias úteis bancários
  • Sábado o banco está aberto, mas não é dia bancário porque o caixa está fechado
  • Quinta o banco está aberto, é dia bancário, mas o caixa não funciona

5 - Todos os débitos que você faz na sua conta durante o final de semana só apenas computados no próximo dia bancário. Mas é mais grave do que parece. Exemplo:

Você tem 100 euros na conta. Você olha seu extrato na sexta tem 100, aí você gasta 50. No sábado você olha de novo o saldo e ainda tem 100 então você imagina que alguém depositou milagrosamente dinheiro pra você (quem nunca?),  aí você gasta mais 50. No domingo você olha seu saldo e ainda tem 100, então você dá uma de malandro e saca mais 50 e rola. Você percebeu que você só tinha 100 mas sacou 150? Pra que porra serve o banco senão para controlar a sua compulsão?

6 - Você não pode depositar o que você quiser. Você chegou cheio da grana, tipo mais de 2000 euros. Pensa que o banco vai aceitar seu depósito? Não, tem que provar a origem do dinheiro e dizer 'presente da minha vó', não é resposta.

Além disso tudo:

  • A maioria das agências não tem caixa
  • Não existe porta automática
  • A maioria das vezes, você tem que marcar um horário para falar com o Conseiller da sua conta
  • Você pode depositar dinheiro diretamente no caixa automático sem envelope
  • Para depositar um cheque, basca colocá-lo em um envelope do banco e depositar em uma urna. Só. Sem comprovante, sem nada
  • Como não tem muita inflação, a conta poupança tem pouco rendimento, em média 2,5% ao ano contra em média 6% no Brasil, mas vale a pena guardar dinheiro pela força da moeda.


Para abrir uma conta, apresente seu documento (passaporte com visto, carte de séjour, comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, se for estudante e contrato de trabalho se estiver no país a trabalho. Eu não sei se é possível abrir uma conta tendo um visto de turista.

Como as vezes é melhor um inimigo conhecido do que um amigo desconhecido, meu banco é LCL. Eu não gosto, mas também não conheço nenhum outro que seja melhor, então, boa sorte!






Um comentário:

PJ disse...

Fiquei com medo disso...Nem compensa o fato de ter cx eletronico qqr hora do dia no meio da rua e ninguem te assaltar,rs.
Se eu ver q tem dinheiro na minha conta eu vou usar sim pensando que todo mundo que me deve resolveu depositar (se bem que é o contrário que acontece, "devo").

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...