Aberto até 22hs não é o que você pensa

O tempo é relativo

Diferença na percepção do tempo em Paris

Muita gente me pergunta se eu não estou fazendo bullying contra Paris com este blog. Claro que não! Até porque conhecendo a cidade, eu sei bem que Paris sendo Paris jamais se sentirá ameaçada por ain't bitch porque bitches ain't shit. E com desprezo.


Uma vez eu entrevistei o professor Michel Rochefort, urbanista que trabalhou no Brasil e é um conhecedor e amante da nossa cultura. Uma das primeira coisa que ele me falou sobre suas impressões sobre Brasil era a diferença de percepção de tempo entre franceses e brasileiros. Acho que existe até um livro a respeito, vou pesquisar.


Os franceses reclamam do atraso brasileiro. Eles não suportam. Pra cultura francesa dizer 5 minutinhos e levar 10 é uma falta de respeito. Mas é nessas horas que você apela para o relativismo cultural. Todo mundo se diz tolerante, mas é nas pequenas diferenças que vemos quem é de verdade. Na vida profissional, aparentemente existe uma razão. Mas na vida social, acho meio um saco coisas do tipo:


  • Você chegar 10 minutos depois e a pessoa passar 15 reclamando
  • Fazer uma festa, dizer que vai começar as 21h e ter um convidado as 21:01. Não rola.
  • Na academia, a partir das 21 horas, a cada 10 minutos em média eles avisarem no microfone que as atividades serão encerradas as 22hs. Sabe que até cachorro necessita de menos repetições para aprender alguma coisa.


Sobre os horários de Paris:


  • Se você ler que o horário do ônibus é 10:37 será 10:37
  • Se quando você estiver esperando o metrô  marcar que o próximo trem é dentro de 3 minutos, o trem pode até chegar em 2 (les faux minutes) mas dificilmente em 4.
  • Quando você fizer ou for convidado pra uma festa e seu amigo falar 8 horas, a festa começa 8 horas e ele espera que você esteja na festa às 8 horas. 
  • Se seu emigo estiver te esperando por exemplo numa balada, enquanto você não chega, ele te espera. Ele não vai dançar, ele não vai beber, ele vai te esperar. Só eu acho isso estranho?


E muito importante, ainda mais pra você turistão que ama fazer compras: se a loja fecha às 22:00 não significa que as 21:45 vc pode entrar e fazer suas compras e os caixas vão te esperar. Não, âs 22 horas os funcionário já querem estar fumando um cigarro a caminho do metrô.

Não pense que a França é como o Brasil, onde o cliente tem razão e as vendedoras ganham comissão. Vender ou não para a maioria dos funcionários do comércio aqui não faz difença porque eles ganham salário. E segundo o namorado da minha coloc, é uma falta de respeito porque o funcionário tem uma vida (experimenta falar isso pro seu chefe).

Moral da história: se quer dar um rolê no shopping, chegue cedo porque, pra se ter uma ideia, o dia que os lojas fecham mais tarde é na quinta às 21 horas.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...